Capítulo Oitenta e Seis - O Ataque
Incluindo a doutora Yang, três médicos estavam sentados em uma sala, com as mãos amarradas nas costas das cadeiras. Quatro criminosos vestidos de palhaços, armados com metralhadoras, circulavam ao redor deles conversando animadamente.
“É tão bom ver o Palhaço solto de novo”, disse um dos criminosos. “Eu sempre soube que ele não seria facilmente mandado para o manicômio. Afinal, estamos falando do Palhaço, não é?”
“Uma vez sugeri que colocássemos o rosto do senhor J nas notas de dólar”, gabou-se outro.
“E, o que aconteceu?” questionou o primeiro.
“Bem... não deu muito certo.”
“Ha! Eu sabia!”
“Não, você não entende”, defendeu-se o homem. “Eu quase consegui! Foi tudo culpa do Batman! Se não fosse por ele...”
Ao ouvirem o nome do Batman, todos suspiraram em desânimo.
“Ouvi dizer que o Palhaço criou uma droga muito poderosa desta vez, capaz de tornar alguém superforte, quase como se tivesse superpoderes”, comentou um deles.
“É mesmo?” perguntou outro, arqueando as sobrancelhas. “Se ele nos desse um pouco, talvez nem precisássemos mais temer o Batman, não acha?”
Enquanto conversavam, de repente uma parte do teto explodiu. O Batman abriu sua capa e desceu dramaticamente na sala.
“Batman!”
Os criminosos, tomados pelo pânico, gritaram seu nome, mas tiveram tempo apenas para isso. O Batman, ágil como sempre, caiu exatamente sobre um dos homens, nocauteando-o, e imediatamente avançou para o próximo, esmagando sua cabeça contra o chão como um falcão caçando. Rolando até o terceiro, derrubou-o com um golpe de perna baixa e o atingiu com o cotovelo no rosto. No mesmo impulso, lançou um batarangue que acertou em cheio a testa do quarto, fazendo-o desmaiar na hora.
Os movimentos foram tão rápidos e precisos que, mesmo tentando reagir, os quatro não conseguiram sequer apontar as armas antes de serem derrubados. Os três reféns assistiram, boquiabertos.
O Batman aproximou-se rapidamente para soltá-los e fitou a médica, perguntando:
“Dra. Penélope Yang?”
Ela assentiu. “Sou eu.”
“Os outros dois, saiam agora. Tranque-se em um cômodo seguro. Esta noite logo terminará. Doutora Yang, você fica. Precisamos conversar.”
Os outros dois se entreolharam e fugiram rapidamente.
A doutora Yang falou, ofegante: “Eu sei o que você vai perguntar, mas já é tarde demais. O Palhaço já tem a fórmula do Veneno Titã. Desde que foi internado em Arkham, ele me obriga todos os dias a desenvolvê-la para ele...”
“Você guardou uma cópia da fórmula?” perguntou o Batman. “Se conseguirmos, poderemos criar um antídoto.”
Ela balançou a cabeça, mas acrescentou: “Não, mas não é necessário. Eu já escrevi a receita do antídoto e deixei na estante do meu escritório.”
O Batman pressionou o comunicador e disse: “Oráculo, ouviu isso?”
Bárbara respondeu: “Ouvi. Já marquei a localização no mapa do Asa Noturna. Ele irá buscar a fórmula em breve.”
A doutora Yang continuou: “E nestes últimos dias consegui produzir uma dose experimental do antídoto...”
“Onde está?” perguntou o Batman.
“Aqui.” Ela caminhou até a parede mais afastada da sala. “Para produzir o antídoto, é preciso um esporo criado pela Hera Venenosa. Pode ser coletado de suas plantas. Por sorte, meu cargo em Arkham me deu várias oportunidades para retirar amostras líquidas sem que ela percebesse...”
Enquanto falava, parou diante de um cofre na parede. Digitou a senha e girou a trava, abrindo a pesada porta de metal.
Nesse momento, o Batman percebeu o perigo. Correu e gritou:
“Doutora! Abaixe-se!”
Mas era tarde demais. Uma bomba incendiária foi ativada assim que o cofre se abriu, e labaredas saltaram para fora, engolindo Penélope Yang antes mesmo que pudesse gritar. A explosão, poderosa, lançou o Batman para trás; ele rolou várias vezes até parar.
Ignorando a leve concussão, o Batman apoiou-se com um punho no chão e se levantou. A parede agora era apenas um monte de entulho. Sem dúvida, o antídoto guardado ali também fora destruído.
Na televisão pendurada no teto, apareceu o rosto do Palhaço, gargalhando como uma criança travessa:
“Ha ha ha! Você não achou mesmo que eu ia manter essa doutora viva por precaução, achou? Sabe, ela já não tinha utilidade faz tempo! A última serventia dela era servir de isca para você cair na armadilha. E você colaborou direitinho, permitindo que ela ardasse até o fim de seu propósito. Que tocante!”
O Batman rosnou: “Palhaço...”
De repente, o teto desabou. Uma chuva de tijolos e o lustre despencaram sobre a cabeça do Batman, no centro da avalanche um vulto gigantesco. O Batman rolou rapidamente para o lado, escapando por um triz. Um brutamontes aterrissou com estrondo no lugar onde ele estivera, afundando o chão sob seus pés.
“Ha ha ha! Será que esqueci de apresentar o convidado deste ato?”, gritou o Palhaço. “Com grande prazer, apresento o segurança do Asilo Arkham — Dyson Wallace!”
Como se realmente tivesse ouvido seu nome, o gigante abriu a boca e rugiu.
O Batman estremeceu: “Wallace? É você?”
Conhecia vários seguranças de Arkham, e Dyson Wallace, o infeliz escolhido pelo Palhaço como cobaia do Veneno Titã, não lhe era estranho.
Não houve resposta. Wallace estava completamente tomado pela fúria, as mãos unidas como um martelo gigante, desabando sobre o Batman. Este saltou para o lado, rolando em seguida para escapar.
Mal recuperara o equilíbrio, a parede às suas costas foi destruída e uma mão colossal agarrou sua cintura, levantando-o do chão. Outro monstro, transformado pelo Titã, surgia em meio aos escombros.
“Ha ha ha! A idade realmente afeta a memória, não é? Esqueci de apresentar outro convidado!”, berrou o Palhaço. “Com vocês, também guarda de Arkham, David Pascal! David, dê um alô ao nosso velho morcego.”
“Raaah!”, rugiu a criatura chamada David, respondendo ao chamado do Palhaço.
Roy avançava pelos esgotos de Arkham Island.
“Hoje, quando voltar, não quero lavar seu uniforme”, disse Bárbara. “Aposto que você está cheirando péssimo.”
“Foi você quem sugeriu os esgotos”, retrucou Roy.
“Era a rota mais rápida até onde o diretor Quincy Sharp está preso, além de evitar os maníacos pelas ruas. Não havia melhor opção”, disse Bárbara, fazendo uma pausa. “Mas não muda o fato de que você está fedendo. Acho melhor lavar sozinho desta vez.”
Roy parou de repente.
“O que houve?”, perguntou Bárbara.
“Silêncio. Ouvi algo”, respondeu ele.
O vento frio soprava de vez em quando pelos canos, agitando a água suja e produzindo um ruído semelhante ao de um riacho.
Bárbara também tentou ouvir, mas pelo fone não captava nada. “Tem certeza de que não se enganou?”
Roy não respondeu, avançando cautelosamente alguns passos, atento ao entorno.
A família do Batman sempre preferiu as sombras, onde podiam agir primeiro. Se o inimigo está oculto e você exposto à luz, já está meio derrotado.
Como agora.
De repente, algo rompeu a superfície da água atrás de Roy. Uma figura imensa e musculosa saltou, soltando um rugido ensurdecedor. Tinha a pele esverdeada, coberta de escamas como uma armadura. Dentes afiados, garras cortantes, olhos verdes brilhando sinistramente.
Era praticamente um crocodilo.
Ele também era um velho inimigo do Batman, o Crocodilo Assassino, famoso por sua habilidade aquática, couraça à prova de balas e força descomunal.
Mas tudo isso Bárbara viu apenas pela câmera, quando Roy virou de repente a cabeça para trás.
Roy não teve tempo de ver o rosto do inimigo; o monstro o agarrou pela nuca e o afundou no esgoto, esmagando seu rosto contra a água imunda.