086 Não se esqueça, não perca (treze)
Registro número 001, registradora Su Xi
11 de maio, segunda-feira, nublado
Neste mundo mergulhado em um “inverno nuclear”, a maior vantagem de fingir ser bióloga é que, basicamente, sou tratada com privilégios onde quer que eu vá, pois sou vista como uma das poucas capazes de salvar este mundo à beira da destruição.
Os anos de guerra provocaram um retrocesso em todos os aspectos da sociedade, inclusive na tecnologia. Assim, aquele modesto conhecimento de física, química e matemática do ensino médio que tenho já é suficiente para desempenhar o papel de “bióloga” sem grandes dificuldades, desde que eu não fale demais e não levante suspeitas de que sou uma impostora.
No fim das contas, não importa em qual mundo você esteja, existe algo que nunca muda: não é realmente necessário entender de verdade, basta fingir que entende, e, se não for desmascarada, isso já é o bastante para enganar os outros.
Não, realizar uma missão não é enganar. Isso é apenas... uma estratégia indireta para atingir um objetivo.
Em resumo, infiltrei-me no local de trabalho do meu alvo, Leng Wenxie, como especialista em biologia enviada por uma instituição de pesquisa estrangeira, tornando-me consultora sênior do plano de atualização dos chips de identificação biológica para distinguir humanos de ciborgues na cidade de J.
Para ser honesta, não sei nada sobre esse projeto. Depois que cheguei à prefeitura, recebi três assistentes, todos na casa dos vinte anos, que cuidam dos trabalhos diários. Minha única função é sentar-me diante do computador, fingir que digito algo e, quando preciso tomar alguma decisão, simular longos momentos de reflexão sobre assuntos que desconheço completamente, para então assinar meu nome com muita seriedade.
Ser uma “especialista” tem suas vantagens.
Endireitei meus ombros, tentando dar mais imponência ao meu busto discreto.
Consegui me infiltrar, mas como me aproximar do meu alvo de conquista?
Não seria razoável invadir seu escritório para criticá-lo pelo quão desumano é o seu “Decreto de Autogestão dos Ciborgues”.
Fazer isso seria suicídio.
Só me resta aguardar uma oportunidade de trabalho que envolva questões jurídicas e, então, tomar a iniciativa de tratar diretamente com ele — ou melhor, de “fazer a ponte”.
Afinal, esse é o termo apropriado no ambiente corporativo.
Registro número 002, registradora Su Xi
18 de maio, segunda-feira, nublado
Agora são seis e quinze da tarde. Estou sentada no carro.
Não encontrei ainda uma oportunidade razoável de contato com Leng Wenxie, mas não posso simplesmente ficar parada. Afinal, esse projeto biológico vai terminar em algum momento, e não posso ficar eternamente à espera. Então decidi me tornar, de maneira um tanto indigna, uma perseguidora, investigando todos os aspectos do meu alvo.
E, no momento, “todos os aspectos” refere-se ao tempo fora do expediente, pois durante o trabalho não tenho motivos para vê-lo.
Às seis e quinze, ele saiu do edifício da prefeitura.
O tempo não está tão frio, mas ele veste um sobretudo preto espesso e luvas de couro pretas, o que faz sua pele parecer ainda mais pálida e doentia.
De onde estou, a cerca de cem metros de distância, ele não pode me ver. Os vidros do meu carro têm o mais escuro dos filmes de proteção.
Durante o almoço com meus jovens assistentes nestes dias, ouvi alguns boatos sobre ele. Duas assistentes são mulheres, pouco mais de vinte anos, recém-formadas, ainda solteiras.
Parece que Leng Wenxie já é bem conhecido entre as funcionárias da prefeitura, gozando de boa reputação, apesar de ser casado. Muitas jovens ainda sentem fascínio por ele.
As opiniões sobre ele são:
“Contido, frio, decisivo, raramente sorri, detentor de grande poder, como um... tirano.”
Mas ele também tem suas fraquezas.
Como a maioria dos humanos neste mundo, após explosões nucleares em larga escala, ele sofre de sequelas da contaminação. No caso dele, os sintomas concentram-se nos pulmões: tem asma frequente e sempre carrega um inalador.
No entanto, é também um fumante inveterado, o que só agrava sua tosse.
No prédio da prefeitura é proibido fumar, então ele não tem muito tempo para saciar o vício.
Agora, ao fim do expediente, ele está parado no topo dos degraus, retirando duas coisas do bolso do casaco.
Primeiro, o inalador, que usa algumas vezes; depois, um maço de cigarros, de onde tira um, coloca entre os dedos, acende com o isqueiro e dá uma longa tragada, olhando para o céu num gesto já habituado — tudo com uma fluidez impressionante.
Parece que ele esperava ansiosamente por esse momento. A primeira fumaça permanece longamente em sua boca antes de formar alguns anéis no ar ao ser expirada.
Acima de nós, bem distante, paira a espessa fumaça remanescente das explosões nucleares, que impede a cidade de ver a luz do sol o ano inteiro. As temperaturas permanecem baixas, e tudo está coberto por uma névoa constante.
Sozinho ali, com o pescoço alvo exposto, ele se destaca dolorosamente nesse mundo cinzento e escuro.
Não consigo evitar de me perguntar: em que estará pensando alguém tão poderoso?
Ele tem noção das consequências da lei que promulgou, tornando tantos ciborgues das “academias” simples material médico, sem dignidade, como carne de porco, de boi ou ratos de laboratório, sujeitos à extração de órgãos saudáveis e sonhando em sobreviver a cinco doações para conquistar a liberdade?
Sabe que os ciborgues das “fábricas” são tratados de modo cruel, fazendo os trabalhos mais pesados sem remuneração justa, morrendo exaustos antes dos trinta, sem jamais desfrutar da aposentadoria?
De repente, ele baixa a cabeça e olha em minha direção.
Instintivamente, desviei o rosto, e, em meio ao nervosismo, liguei o carro, fazendo um barulho considerável entre os veículos parados.
Já que o motor estava ligado, permanecer ali seria ainda mais suspeito. Então liguei a seta, girei o volante e saí do estacionamento da prefeitura.
Olhando pelo retrovisor, vi sua figura tornando-se cada vez menor à medida que me afastava, mas ainda assim seus olhos pareciam me seguir, causando-me um desconforto profundo.
Talvez ele nem tenha realmente me visto; talvez, depois de tanto tempo olhando para o céu, só tenha baixado a cabeça por acaso.
A verdade é que me senti culpada como uma ladra.
Mas, depois desse breve olhar, admito que meus assistentes estavam certos.
Há algo nele realmente magnético.
Não é apenas a aparência, nem o poder que exerce.
É uma espécie de aura de tirano.
Quando seus olhos recaem sobre você, sente-se exposta, como se todos os seus segredos fossem revelados.
A sensação é de que ele, só com um olhar, pode despir sua alma até não restar nada.
Nos dois mundos anteriores, conheci muitos homens maus.
Alguns eram maus por estupidez, outros por serem canalhas, outros ainda tentaram tirar minha vida em busca de benefícios.
Mas ele...
Leng Wenxie não é um vilão comum.
Ele é mais parecido com um demônio.
Eu sou a autora deste mundo, e foi este mundo que o gerou.
Se eu pensar bem, também sou um demônio?